sábado, 5 de janeiro de 2008

Angola - Primórdios

Zumbi
(Jorge Ben / Caetano Veloso)

"(...) Eu quero ver
Angola
Congo
Benguela
Monjolo
Cabinda
Mona
Quiloa
Rebolo (...)"


Procuro no mapa, umas são fáceis de localizar, outras devem ter sido rebatizadas depois de muitas e nenhumas revoluções. Mas estão todas lá, certamente. Resta descobrí-las.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá João Paulo!
É... tem coisas que só vendo...
Segue um conto do folclore kimbundo, coisa de Angola mesmo...

” O Leão é forte como a amizade”

Dois amigos costumavam encontrar-se todos os dias, numa das conversas um deles comentou; - Os leões estão a aparecer nas redondezas. tem cuidado com a tua casa, para evitares um desgosto.
- O Leão não poderá entrar. Tenho espingarda e lança.
- Enganas-te, porque não pode lutar com o Leão.
- Tenho a certeza que posso.
Ambos riram e continuaram a conversar até que por fim se separaram.
Passou-se um mês desde quando o rapaz tinha avisado o amigo, arranjou um meio de se transformar em Leão e resolveu atacar o camarada rugindo ferozmente.
Arranhou-lhe a porta de casa e encontrou o amigo a dormir. Levantou-o, bateu-lhe e desfez tudo aquilo que encontrou. Deixando o amigo em má situação, retirou-se e voltou à forma de homem.
No outro dia, foi visitar o amigo que atacara e este disse-lhe;
- Pobre de mim! O Leão veio aqui e destruiu tudo!
- Porque não fizes-te fogo ou lhe metes-te a lança?
- Meu amigo o Leão é forte como a amizade!
fantástico!

Um grande abraço do Gustavo.