quinta-feira, 20 de março de 2008

A medicina do viajante

Existem os médicos, os enfermeiros, os charlatões, os curandeiros, as avós e as mães, as mães pretas, os médicos expatriado, os padres, os incrédulos, os miasmáticos, não necessariamente nesta ordem.

E o que segue foi o que o motorista comentou hoje cedo à caminho do trabalho. Quando ele era pequeno ficou com olhos amarelos, o xixi escuro, o cocô branco parecendo de gato, uma coceira no corpo e cansaço, muito cansaço. Os seus irmão tiveram os mesmos sintomas na época. Não havia (ou não há até hoje?) saneamento básico. Eu entendi que ele ficou ictérico, apresentou colúria, acolia fecal, prurido no corpo e pelo vínculo epidemiológico pensei na hipótese de hepatite viral, provavelmente pelo vírus “A”. Não há tratamento específico para esta hepatite.

O paciente em questão desta crônica de viagem disse que curou-se com tomadas duas vezes ao dia, durante uma semana, de um punhado de carvão amassado com a parte amarela do ovo de galinha, além dos banhos com ervas. Minha avó mandava um quilo de suspiro por semana para minha casa. Eu recomendo repouso, hidratação. Se curou? O motorista acredita que sim. Eu tenho saudades da minha avó e de suspiros. E continuam a existir as mães pretas.


2 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida existem os médicos, mais o que seria de nós sem a nossa fé nos curandeiros, que ainda existem, são poucos, mas existem, em nossas queridas e inesquecíveis avós... e nas misturas incríveis que somente nossas mães conseguem fazer!

Eu faço idéia das milhares de histórias que você deve escutar em cada canto que passa. Também faço idéia de que sabe, ontem, hoje e amanhã também, o diagnóstico para cada uma dessas milhares de historias que irá escutar nesta longa e demorada experiência, mas por favor, não se esqueça dos suspiros, nunca!

Unknown disse...

Nossa .. essa postagem me fez lembrar de como faz falta esse cuidado de avó ... tenho o hábito de dizer aos pcte gripados .. ou diarreicos do PS do SAo Camilo que o remedios sao apenas pra amenizar os sintomas .. o resto o tempo cura afinal é viral ... ai vem a classica pergunta, mas Dra, o que posso comer ... o que devo fazer ..sempre respondo ..escute sua mae e sua avó ..as mandingas delas sao melhores que qq remedio ... sem contar o xamego que ganhamos de brinde ... rsrsrr